quinta-feira, 19 de julho de 2012

O que é o dom da palavra de ciência?


DOM DA PALAVRA DE CIÊNCIA 

CARISMAS DO ESPÍRITO SANTO
Perguntas e Respostas n.º26 O que é o dom da palavra de ciência? 

Monsenhor Jonas Abib nos ensina: “Palavra de ciência: Quando a palavra de profecia surge espontaneamente nos nossos grupos, especialmente depois da oração, do canto em línguas e do silêncio, esse é o momento muito oportuno para Deus nos transmitir a palavra de ciência...É como um diagnóstico. Deus nos dá um conhecimento que não poderíamos alcançar por nosso próprio esforço. Essa palavra de ciência vem de nós. Chama-se palavra porque nos é dada através de uma expressão, de uma frase, ou de uma imagem. Sua função é indicar algo que Deus quer realizar...As vezes, acontece de estarmos orando por alguém e nos sobrevém uma palavra, uma imagem. No momento em que apresentamos essa imagem, ela funciona como uma chave de interpretação. P.53-54. Monsenhor Jonas Abib. Aspirai aos Dons Espirituais. 14ª. Ed. 2011).

Márcia Lelis nos ensina: “… a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito;” (ICor 12,8b) o dom da palavra de ciência é o carisma pelo qual Deus nos revela um segmento de Sua ciência, mostrando a raiz de uma negatividade que está causando um problema a um irmão ou a nós mesmos. Essa negatividade se refere a um fato ocorrido no passado ou que está acontecendo no presente. A palavra de ciência pode ser dada por uma palavra, uma imagem estática, uma cena ou até uma sensação. Ao revelarmos ao irmão, ele mesmo identificará o seu significado. A palavra de ciência é o diagnóstico do problema, ela revela onde está o problema, já a palavra de sabedoria (como vimos anteriormente) revela como agir com este problema. Ex: Rezando por uma pessoa Deus apresenta a imagem de uma criança com medo de um idoso e traz ainda a palavra avô. A pessoa que reza pergunta se essa imagem e palavra diz algo para a pessoa. Essa por sua vez admite ter sido violentada sexualmente pelo avô. O intercessor, de posse dessas informações, convida Jesus a estar no momento em que isso aconteceu, visto ser Ele o Senhor do tempo, pedindo para que essa pessoa não tenha mais, em sua vida, as conseqüências causadas por esse fato. Conclusão: Deus cura a causa e os efeitos passam a não mais existir. É importante ressaltar que, quando Deus dá uma Palavra de Ciência ou de Sabedoria, elas não pertencem ao intercessor, mas ao que está recebendo oração e não cabe ao intercessor o entendimento dessas palavras. Ele pode, no máximo, ajudar no discernimento do que recebe o atendimento, dando-lhe pistas, mas nunca concluindo por ele;
http://www.rccvicosa.com/dons-de-santificacao-e-de-servico/

O que é palavra de ciência?
“O Senhor está tocando uma pessoa...” “O Senhor está me mostrando..”, Jesus está me revelando...” Com certeza, você já ouviu frases como estas. Estamos tratando do Dom da Palavra de Ciência.  O nosso conhecimento é limitado, e o ser humano não é capaz de compreender tudo o que acontece ao seu redor e consigo mesmo. O Dom da Palavra de Ciência, também chamado de Palavra de Conhecimento, ou simplesmente de Dom de Ciência, é a graça de conhecer através de Deus. O Carisma da Palavra de Ciência revela a raiz de um mal que está afetando determinada pessoa ou situação. A raiz do mal pode ser de um fato passado ou da atualidade.  Geralmente, a palavra de Ciência se manifesta ligada ao Carisma da Cura. Por isso, o Dom de Ciência é até chamado de ‘dom colado ao Dom da Cura”. Não é só aí que o dom acontece. Mas, na maioria das vezes, sim. Por exemplo, em um grupo de oração o Senhor Jesus revela a alguém que está curando uma determinada pessoa de uma dor na coluna. A pessoa que tinha esta dor, e sente que Deus a tocou, e que traz um sinal sensível deste toque: um calor nas costas...uma vontade de chorar, confirma o toque de Jesus em sua coluna. Depois, irá ao médico, através dos exames, confirmar a cura e dará testemunho do poder de Deus em sua vida. A cura vem, muitas vezes com a proclamação da Palavra de Ciência. (p.67-69. Padre Marlon Mucio. Luiz Gustavo Sampaio. Os dons Carismáticos do Espírito Santo. Missão Sede Santos Editora.2011).

A palavra de Ciência em Jesus
Temos diversos textos nos evangelhos que apresentam manifestações da Palavra de Ciência em Jesus. Um exemplo nós encontramos em João 4, 15-19, o encontro de Jesus com a samaritana. Jesus não conhecia a vida daquela mulher, mas pelo poder do Espírito Santo, faz uma revelação da vida da samaritana: “Falaste bem: ‘não tenho marido’, pois que tiveste cinco e o que agora tens não é teu’. Outro exemplo de palavra de Ciência no ministério de Jesus, nós temos em Lucas 7, 39ss, quando uma pecadora lava os pés de Jesus diante de um fariseu: “e quando esse se pôs a pensar e duvidar se Jesus era Profeta. Conhecendo os seus pensamentos, Jesus o repreende. Você pode ler também: João 4, 28-30; Mateus 13, 31-32.(p.71-72. Padre Marlon Mucio. Luiz Gustavo Sampaio. Os dons Carismáticos do Espírito Santo. Missão Sede Santos Editora.2011).

Monsenhor Jonas Abib nos ensina:  “São preciosíssimas as palavras de ciência que vêm através de imagens. Depois que a imagem foi inspirada, não precisamos correr a dar interpretações apressadas. Podemos errar. Precisamos é de simplicidade. Aguardar e ver qual é a interpretação real e verdadeira. Em geral, no decorrer do grupo de oração, Deus vai esclarecendo através das outras passagens bíblicas e da oração que vai sendo feita, a partir de palavras de profecia. Então tudo se torna um conjunto...Eu estava rezando por uma moça e, enquanto rezava, a palavra que insistia na minha mente era ‘aborto’. No primeiro momento, eu até me recusei a admitir que aquela fosse uma palavra de Deus. Só podia ser da minha cabeça, ou até mesmo uma tentação para atrapalhar toda a oração que eu estava fazendo. A palavra aborto porém reverberava na minha mente. Como é que eu ia dizer aquilo para ela? Eu mesmo estava constrangido. Eu a conhecia bem: ela participava da renovação há muito tempoo; estava ali ajudando a dirigir aquele encontro...Eu estava rezando por ela com essa luta dentro de mim...falo ou não falo?...mas, não havia solução: eu acabei dizendo: - Olha, enquanto rezo por você, insiste em mim a palavra ‘aborto’. Isto lhe diz alguma coisa? Ela me olhou com os olhos muito arregalados e disse: - É isso que está me atormentando. Minha irmã fez um aborto. Quando ela falou da irmã, eu respirei aliviado. E ela continuou:- Minha irmã acabou engravidando, e o namorado não quis assumir de maneira alguma. Ele praticamente a obrigou a fazer o aborto. Ela fez tudo às escondidas, mas houve complicações clínicas. Ela não teve coragem de contar a ninguém, a não ser a mim. E pediu  por amor de Deus que não contasse para ninguém, especialmente para minha mãe. Eu não aguento mais...daqui a pouco minha mãe vai perceber...o que eu faço? Eu preciso de ajuda’ Precisava mesmo. A irmã também. As duas estavam como panela de pressão a ponto de estourar....e Deus veio em seu auxílio com aquela palavrinha tão incoveniente, e que acabou sendo uma palavra de salvação.(p.87-90.A sabedoria está no ar. Jonas Abib. Edições Loyola. 1995).

“A palavra de Ciência é a manifestação de alguma coisa que é do conhecimento de Deus e que, não sendo do nosso conhecimento, nos é revelada pelo Espírito Santo para a edificação da comunidade...num encontro, frei Filipinho proclamou que Deus estava curando um trauma causado por um galo. Um jovem levantou-se e testemunhou que quando o irmão lhe bateu com um martelo na cabeça deixou-lhe com um grande alo, e foi difícil perdoar o episódio. O interessante, porém, foi que o frei visualizara um galo garnizé correndo de um lado para o outro. Deus usou a imagem para falar do irmão ferido. (p.55-56. Dons Proféticos. Sidney Telles. Palavra e Prece. 2009).

A palavra de ciência, também chamada palavra de conhecimento, é um dom carismático admirável que nos faz perceber fortemente a presença de Deus. É chamada ‘palavra’ não no sentido do som que sai da boca, mas da revelação, do conhecimento, que chega à nossa mente.  Santo Irineu testemunha a respeito de quem recebeu esse tipo de dom: “Sabemos que, na Igreja, muitos irmãos têm carismas proféticos e, pela virtude do Espírito, falam todas as línguas, revelam, para o bem de todos, os segredos dos homens e expõem os mistérios de Deus. O Apóstolo os chama de espirituais: não pelo desprezo e supressão da carne,mas pela participação do Espírito e nada mais do que por isso.”(p.12. Dons de Ciência e Sabedoria. Marcio Mendes.10ª.ed. 2008).

“Durane a oraçã, uma palavra me vio á cabeça como uma idéia insistente: ‘estupro’. Quanto mais eu tentava pensar em outra coisa, mais aquela palavra insistia dentro de mim. Parei a oração por um momento e lhe perguntei se na vida dela teria acontecido alguma situação relacionada a estupro. Ela desabou num choro demorado. Um choro que começou sofrido, doloroso, e foi se tornando um pranto de alívio...A palavra de ciência permite que nos enxerguemos com os olhos de Deus, da mesma maneira que ele nos vê: com amor...Uma simples palavra de ciência dada por Deus desencadeou todo um processo de cura e libertação profundas...No caso acima, a revelação se deu através de uma palavra, entretanto poderia ter vindo por meio de uma imagem, uma frase ou a descrição de um sentimento....Seja como for, devemos apresentar a revelação tal como chegou ao nosso coração, confidenciando-a à pessoa por quem oramos. p.14-16. Dons de Ciência e Sabedoria. Marcio Mendes.10ª.ed. 2008).

Acolher a palavra de ciência é uma maneira de ouvir a Deus: “Aplica teu coração à instrução e teus ouvidos às palavras da ciência”(Pr 23, 12).(p.19. Dons de Ciência e Sabedoria. Marcio Mendes.10ª.ed. 2008).

A palavra de ciência é uma revelação específica sobre uma situação verdadeira e concreta. Deus a concede em determinado momento, sempre em vista da salvação de seus filhos. Por meio dela, o Espírito Santo oferece um diagnóstico que revela a causa do que está se passando. ..Deus serve da palavra de ciência não só para descobrir os males na alma e na história de alguém. Por meio dela, ele também revela as curas que está realizando na vida da pessoa ou mesmo em várias pessoas presentes naquele momento de oração. ).(p.25-26. Dons de Ciência e Sabedoria. Marcio Mendes.10ª.ed. 2008).

A palavra de ciência é uma graça do Céu. É um dom do Espírito Santo. É uma revelação sobrenatural que diz respeito a fatos, situações, acontecimentos que se deram no passado, estão acontecendo no presente, ou até mesmo vão se realizar. É a tomada de um conhecimento certo e seguro que não chega através de meditação, raciocínios e lógicas. Não é fruto do acúmulo de informações, de estudos, nem de dedução. É como um pensamento que se distingue dos outros pensamentos. É como um pensamento que se distingue dos outros pensamentos. É uma espécie de informação que chega à nossa mente com intensidade por meio de intuição, imagem, sentimento, palavra interior.Dessa forma, Deus nos faz penetrar com profundidade em todas as questões, como diz a Escritura: “Não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual”(Cl 1, 9). Esse tipo de experiência aconteceu com Jesus em vários momentos  de sua vida. Um dia “apresentaram-lhe um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: ‘Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados.’ Ouvindo  isto, alguns escribas murmuravam entre si: ‘Este homem blasfema’. Jesus penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes:’Por que pensais mal em vossos corações? Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados ou Levanta-te e anda?Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te – disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa’. Levantou-se aquele homem e foi para a sua casa. Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens”(Mt 9, 2-8). Jesus não se deteve nas aparências daquele momento. Não julgou com superficialidade. Mas, penetrando espiritualmente aquela situação, manifestou duas palavras de ciência. A primeira dizia respeito ao paralítico: “Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados”. O Senhor não poderia curar-lhe a enfermidade menor, deixando-o voltar para casa com a pior das enfermidades que é o pecado. A doença torna o corpo paralítico, mas o pecado entreva a alma.Então, penetrando-lhe os segredos do coração, Jesus não somente o cura, mas devolve-lhe a coragem e a paz com Deus, Jesus livra-o do pecado, que em muitas ocasiões está na origem das enfermidades físicas e dos males espirituais. A outra palavra de ciência referia-se aos escribas:”por que pensais mal em vossos corações? Por meio dela, Jesus desconcertou a dureza do coração daqueles homens. Então, o povo, duplamente admirado, pôs-se a glorificar a Deus.(p.29-31.Dons de Ciência e Sabedoria. Marcio Mendes.10ª.ed. 2008).

A palavra de ciência deve ser sempre acompanhada de confirmação. Dessa forma, se num grupo de oração ou numa grande reunião de oração ou numa grande reunião de louvor forem proclamadas curas, libertações ou ainda uma ação concreta de Deus na vida de alguém, tudo isso deve ser confirmado pelos que receberam as graças anunciadas. Revelações não confirmadas gera um clima de dúvida e desconfiança. Podem minar a fé em vez de promovê-la. Sendo assim, para que haja ação de graças e louvor em vez de murmurações, é importantíssimo incentivar aqueles que foram tocados por Deus a contarem a sua experiência. (p.41.Dons de Ciência e Sabedoria. Marcio Mendes.10ª.ed. 2008).

Pode uma revelação do Espírito Santo acontecer em sonho? Sim, pode. Deus dá uma revelação em sonho a Abimelec(Gen 20, 23); Daniel interpreta os sonhos do rei(Dn 2, 23); José recebe uma palavra de ciência sobre Jesus no ventre de Maria(Mt 1, 18-25); Deus falou largamente com Dom Bosco através de seus sonhos etc. Portanto, quando temos um sonho que acreditamos ter sido inspirado por Deus, devemos ficar atentos a ele, recordá-lo durante a oração e pedir a Deus que nos confirme seu caráter de revelação.Se ele diz respeito a uma pessoa concretamente ou a uma comunidade, devemos partilhá-lo com a pessoa ou com o grupo ao qual  se refere, para que o venha discernir ou confirmar. (p.76-77. Dons de Ciência e Sabedoria. Marcio Mendes.10ª.ed. 2008).

DOM DE CIÊNCIAS: (ou palavra de ciência, ou palavra de conhecimento)

O dom de ciência é um dom através do qual o Senhor faz que o homem entenda as coisas da maneira como Ele as entende. Faz que o homem penetre na raiz de cada acontecimento, fato, sentimento ou situação, ou melhor, através do dom de ciências, Deus dá o diagnóstico, a causa de um problema, doença, fato, situação...,etc.
Quando estamos com febre, nos dirigimos a um médico para descobrir a causa da febre. Porque a febre não é a doença, mas um sintoma da doença.
Quando alguém está deprimido, queremos resolver o problema da depressão, aliviando os seus sintomas, porém não conseguimos detectar a causa da depressão. Através do dom de ciências, o Senhor nos revela a causa da depressão, sua raiz, com o objetivo de curar. O Espírito Santo, através deste dom, presta um serviço ao povo de Deus através de nós.
Pelo dom de ciência, Deus ensina ao homem sobre as suas verdades, permite que a sua luz penetre no entendimento do homem. Deus comunica ao homem informações que são impossíveis de se adquirir humanamente ou por conhecimento natural, pela razão.
É um dom de revelação. Revela uma ação que Deus já está fazendo (a cura), ou uma situação ou mentalidade que precisa ser transformada por Deus, sempre com a finalidade de transformação e conversão através do poder e da misericórdia de Deus que cura o corpo e o coração.
Alguns exemplos de “palavra de ciência” no N.T.
- Lc 1,39-45 - Maria comunica o Espírito Santo a Isabel, como sinal do que iria acontecer em Pentecostes sobre toda a Igreja.
- Lc 1,43 - Isabel recebe o conhecimento de um mistério que, humanamente, ela jamais seria capaz de compreender, a encarnação de Jesus.
Aqui a palavra de ci6encia veio acompanhada de um sinal físico: o menino... (Lc 1,44).
- Mt 1,18-25 - vem também através de um sonho, como no caso de José. O Espírito Santo revela a José, em sonho, o mistério da encarnação. José recebe o dom de ciência (a revelação) e através dele vê acontecer, em si próprio, mudança radical de mentalidade e do conhecimento de Deus.
- Jo 4,16-19 - Jesus fala à samaritana sobre os 5 maridos que tivera. Esta palavra de ciência fez a mulher perceber que Jesus era um profeta, abrindo a porta do seu coração para a revelação que ele era o Messias. A samaritana experimentou a misericórdia de Deus aplicada ao pecado de adultério, pois Jesus não a acusou, mas revelou o que sabia. A palavra de ciência teve o poder de levá-la a arrepender-se, ser perdoada e reconhecer que Jesus o Messias, tendo acesso à “água viva” por ele prometida.
- At 5,1-11 - O Espírito Santo, através da palavra de ciência, revela a intenção secreta do coração de Ananias e Safira.
- Mc 5, 25-34 - A cura da hemorroíssa. Jesus usa a palavra de ciência como confirmação da cura pelo poder do Espírito Santo e pela fé.
- Lc 5, 17-26 - A cura do paralítico. Quando Jesus diz: “os teus pecados estão perdoados”, ele sabe por revelação que a necessidade maior do paralítico é ser perdoado de seus pecados que, são a causa de muitos males físicos e espirituais. Para o paralítico eram empecilho para a ação de Deus em sua vida.
- Jo 4, 50 - A cura do filho de um oficial: “Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está bem!”.
A pessoa que recebe o dom de ciência, pode perceber que o Senhor a está tocando através de um sentimento forte, uma certeza interior que nos chega à mente, pode ser: uma palavra, uma cena da vida da pessoa, uma visualização; o Senhor nos mostra o que está curando: uma parte do corpo, um problema emocional, uma cura espiritual, ou aumentando a fé, chamando à conversão... Isso acontece após uma oração em línguas, quando nossa mente está aberta e livre para receber a revelação do Senhor. Geralmente,
este dom é acompanhado pela palavra de sabedoria.
http://www.comshalom.org/formacao/espirito/carismas_do_espirito_santo.html

“O dom da ciência é uma grande ferramenta de trabalho na edificação do Reino
de Deus, pois leva as pessoas à conversão e à glorificação de Deus. A palavra de ciência é percebida como uma certeza interior que chega à mente. Geralmente, após uma oração em línguas, a mente está aberta e livre para receber a comunicação do Senhor. Por vezes, vem à mente uma palavra somente, ou um quadro, uma cena. O Senhor mostra, assim, o que está curando, realizando, transformando... O exercício do dom da ciência muito belo, por meio do qual Deus revela e O dom da ciência também pode se comunica o que já houve ou o que está manifestar por meio de um entendimento, um acontecendo na história da salvação das sentimento, uma imagem interior (chamada no pessoas. Por esta revelação, pode-se chegar à ambiente da Renovação de “visualização”), raiz de um problema ou à causa de um cativeiro uma percepção acerca de determinadas (dependência de um trauma) ou ao realidades. Nesse caso, não seria uma “palavra” conhecimento de uma cura”. 2 no sentido estrito, mas outro modo de Pelo dom da ciência, Deus revela as curas compreensão espiritual: é também dom da que está realizando no meio da comunidade; ciência. então, comunica-se a toda a assembléia o que o Podem ser referidos, a título de exemplo, Senhor está realizando. dois episódios bíblicos:

a) Lc 7, 36-47 – Aqui, Jesus teve um ciência humana e do dom infuso da ciência. entendimento espiritual acerca da situação Assim: daquela mulher;

b) Mc 5, 25-34 – Nesse episódio, Jesus revelação sobrenatural de algo que Deus aptidões naturais da pessoa através do estudo, teve uma percepção da força que dele saíra. Ele comunica fatos, acontecimentos, pesquisa, conhecimento... É o carisma pelo qual o Espírito Santo revela criaturas aos olhos de Deus (cf. Is 11, 2; Hab 2, espírito relacionado com o passado ou o uma situação, um fato ou uma lembrança

João 1, 47-51: a palavra de Jesus a situa: se no campo somático (se é algo situações secretas), respeitando a privacidade Natanael;
João 4,16-19: revelação da vida da campo emocional (das lembranças dos fatos Samaritana; traumatizantes, conscientes ou inconscientes);

João11,11-15: conhecimento da morte se no campo espiritual (se é caso de confissão).
Mateus 16,16: definição de fé.

Atos 5,1-11: Pedro denuncia o roubo de Ananias e Safìra;

Atos 10,9ss: visão de Pedro;

Lc 1,4-45: O Espírito Santo revela a Isabel a gravidez divina de Maria; silêncio, aguarda-se a palavra de ciência, sentimento. Atitudes cristãs: sigilo, prudência,
Mt 1,18-25: O anjo revela, em sonhos, a gravidez divina de Maria.

http://www.rccbrasil.org.br/download/ENCARTE%20Carismas%2046.pdf


Palavras da Bíblia:

“porque o Senhor é quem dá a sabedoria, e de sua boca é que procedem a ciência e a prudência”(Pr 2, 6).

“Não o recebi nem o aprendi de homem algum, mas mediante uma revelação de Jesus Cristo”(Gl 1, 12).

“É como está escrito: Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou (Is 64,4), tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que o amam.10.Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus.11.Pois quem conhece as coisas que há no homem, senão o espírito do homem que nele reside? Assim também as coisas de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.12.Ora, nós não recebemos o espírito do mundo, mas sim o Espírito que vem de Deus, que nos dá a conhecer as graças que Deus nos prodigalizou13.e que pregamos numa linguagem que nos foi ensinada não pela sabedoria humana, mas pelo Espírito, que exprime as coisas espirituais em termos espirituais.14.Mas o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, pois para ele são loucuras. Nem as pode compreender, porque é pelo Espírito que se devem ponderar.15.O homem espiritual, ao contrário, julga todas as coisas e não é julgado por ninguém.16.Por que quem conheceu o pensamento do Senhor, se abalançará a instruí-lo (Is 40,13)? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo.(I Cor 2, 9-16).”

A um é dada pelo Espírito uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, por esse mesmo Espírito; (I Coríntios 12,8)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.